Inteligência

Paulo Constantino

Inteligência Militar: Segunda Guerra Mundial
O Homem que Nunca Existiu

Quando se fala em Inteligência, quase que imediatamente o assunto nos remete às operações secretas de guerra. Como exemplo, em cursos ou artigos onde o assunto Inteligência é o tema, ou o tema acaba sendo abordado, deparamo-nos com uma história sobre a utilização de um cadáver em uma operação militar, que enganou a Inteligência Nazista, na Segunda Guerra Mundial. Mas, dificilmente, os interlocutores trazem detalhes sobre essa ação, ficando apenas vagas informações. E, mesmo com o Google e outros sites busca à disposição para pesquisas, posteriormente não buscamos dados sobre o assunto. Isso, claro, até que alguém comente o caso novamente; mas nada de certezas ou detalhes mais robustos.
 
Bom, na realidade, trata-se da Operação Mincemeat (Recheio), conduzida pelo Serviço de Inteligência Naval Britânico na Segunda Guerra Mundial, que serviu para gerar contrainformação sobre a invasão da Sicília (esta última denominada Operação Husky), que abriu a oportunidade para o Dia "D" (Operação Overlord).
Não vamos recontar o caso; mas, sim, indicar o livro que trouxe ao conhecimento público esta operação. Seu autor, Ewen Montagu, na realidade, Capitão Samuel Ewen Edward Montagu, Oficial de Inteligência Naval do Governo Britânico na Segunda Grande Guerra, participou do começo ao fim da operação:

LIVRO:
Título: O Homem que nunca Existiu
Título original: The Man Who Never Was (1953)
Autor: Ewen Montagu
Tradução: Coronel Álvaro Galvão
Editora: Biblioteca do Exército
Rio de Janeiro
Coleção General Benício
Publicação 485
Volume:164
Edição no Brasil: 1978
Páginas: 171
 
Adquiri um exemplar em um sebo, durante uma das minhas muitas incursões a este tipo de estabelecimento. Mas, hoje, existem sites que congregam os acervos de muitos sebos e, particularmente, tenho utilizado os serviços da Estante Virtual (www.estantevirtual.com.br) e, em uma rápida pesquisa, pude verificar uma grande quantidade de livreiros com o título disponível para venda. É uma boa opção, para adquirir um exemplar.
 
A história também gerou um filme e, curiosamente, o autor do livro, Ewen Montagu, faz uma participação como um “Vice-Marechal do Ar” que, uma reunião sobre o caso, faz questionamentos ao personagem do próprio Ewen, que era interpretado pelo ator Clifton Webb. Não será fácil localizar o filme para aquisição ou locação, mas há opções para assistir na Internet.

FILME:
Título no Brasil: O Homem que Nunca Existiu
Título original: The Man Who Never Was
País de Origem: Reino Unido
Gênero: Drama de Guerra
Tempo de duração: 103 minutos (preto e branco)
Ano de produção: 1955
Ano de lançamento: 1956
Direção: Ronald Neame
 
Também podemos assistir na "rede", mas em inglês, a um documentário no site da BBC, ou no You Tube, este último em 4 partes:
 

Publicação: 27/07/2013


Sobre o autor:
Paulo César Leopoldo Constantino
Advogado há mais de 20 anos. Atua na área empresarial como Consultor de Segurança, Inteligência e Investigação há 12 anos. Especialista em Gestão de Riscos e Segurança Empresarial (MBA), é Coordenador de Estratégias de Segurança, Inteligência e Investigação de Fraudes Empresariais e Securitárias na Minori Consultoria e Prevenção de Risco.
Tema do trabalho de conclusão do MBA: “A legalidade da investigação privada empresarial ou particular: os riscos de um trabalho mal conduzidos, através do uso de medidas equivocadas ou ilícitas”.

Citação do artigo:
- A utilização e disseminação total ou parcial do artigo são permitidas, desde que não se destine para fins comerciais e desde que citada a fonte e o autor, dentro da Norma Técnica ABNT NBR 6023:2002.
- A violação dos direitos autorais, incluindo o plágio, é crime tipificado na Lei nº 9.610/98, punido nos termos do artigo 184 do Código Penal Brasileiro.
Contato com o autor e reporte de equívocos ou erros:
E-mail: